domingo, 3 de janeiro de 2016

Como Vender Pela Internet - Como Apresentar O Produto

Quer saber como vender mais igual fazem as grandes marcas? Então vamos conversar um pouco sobre o marketing. Sabe quando você está assistindo um programa na TV e surgem algumas propagandas? Então, agora pense se alguma vez você desistiu de assistir o programa por causa disso. Você pode até trocar de canal mas depois volta para continuar assistindo, certo? A emissora te entrega algo gratuito (programa, filme, notícias,…) e, em troca, te oferece algo para comprar (comerciais com os produtos/serviços dos anunciantes). E se as emissoras faturam milhões fazendo isso há anos, significa que essa técnica funciona mais do que comprovadamente, não é mesmo?

Ok, então você acaba de entender a primeira coisa que quero te passar: para influenciar pessoas é preciso dar algo em troca, ou seja, entregue algo de valor para seu cliente. Não seja aquele vendedor chato empurrando venda, deixando subentendido que sua preocupação é com sua meta e não com as necessidades do cliente. O vendedor moderno tem o perfil de consultor, aquele profissional que se esforça para identificar os problemas do cliente e propor uma solução através de seu produto ou serviço. E é isso que você verá nos exemplos abaixo, onde grandes marcas fazem exatamente isso.

PROBLEMA, SOLUÇÃO E BENEFÍCIO

Preste atenção nestas etapas: Problema, Solução, Benefícios. Essa é, basicamente, a forma que grandes marcas vendem seus produtos ou serviços.
A seguir, vamos analisar 3 grandes campanhas publicitárias (a última é a mais legal).
Ao final, deixe seu comentário sobre o que achou e se já aplica isso no seu negócio.

Campanha publicitária Flanax
Propagandas de medicamento são as que mais utilizam essa técnica. Apresentam um problema (dor, inflamação, resfriado, etc.), mostram a solução (o produto ou serviço que querem vender) e falam dos benefícios (poder correr, viver melhor com a família, mais energia para curtir o dia, etc). E vale uma observação: ao mencionar os benefícios, são colocados não apenas os efeitos do medicamento, mas também existe algo emocional envolvido, pois venda é isso, você deve envolver algo emocional.
Assista:

Campanha publicitária da Seagram
Esse comercial é da fabricante de bebidas Seagram. Na década de 70 as pessoas consideravam que o álcool era responsável por acidentes de trânsito e problemas em família (ainda existe isso hoje). Mas para manter as vendas de seu produto, a fabricante teve a ideia de apresentar todos os problemas que falam sobre uma pessoa alcoolizada, depois ela fala sobre a moderação, tirando a responsabilidade do seu produto e depositando no consumidor, e vincula a bebida à confraternização, criando um valor emocional para o produto que era tratado como vilão.

Campanha publicitária Posto Ipiranga
Essa é uma das melhores campanhas na opinião do público. E não é por menos, a abordagem é usando a irreverência. Diversas pessoas perguntam para o vendedor de “beira de estrada” onde podem encontrar um lugar que tenha algo relacionado às necessidades (problema) que eles têm. O vendedor indica o posto Ipiranga (solução) e o encerramento do comercial resume os benefícios. O que vale notar aqui é o uso da comédia como forma de criar um vínculo emocional com o espectador.


Você notou como o uso de Problema, Solução e Benefício é algo comumente praticado entre grandes marcas? Se queremos ser grandes, devemos começar agindo como os grandes, certo?
Você deve pensar, mas isso só funciona com grandes marcas. Não é verdade, nós aplicamos essa técnica (e outras) em diversas estratégias de marketing de produtos e serviços de nossos clientes. Seja para vender, para atrair mais público, para gerar “curtidas”, solicitação de orçamento, etc. Analisamos a finalidade e aplicamos as técnicas necessárias para atingirmos o objetivo.
A empresa Decorsec precisava lançar um produto novo e queria ter uma forma de receber pedido de orçamento e influenciar as pessoas interessadas pelo produto. Em menos de um mês o objetivo foi atingido através do nosso serviço de matéria patrocinada, onde escrevemos uma matéria falando sobre os problemas que o cliente pode encontrar (fazendo com que o público se identifique e continue a leitura), depois apresentamos uma solução (produto da Decorsec) e depois mostramos os benefícios obtidos com esse produto.
Espero que tenha gostado. Deixe seus comentários abaixo e se inscreva para participar do nosso grupo e aprender como fazer para influenciar seus clientes e vender mais.
Gostrou? Clique aqui e se inscreva. E não se esqueça: para vender como os grandes, comece agindo como os grandes.
É isso.
Jefferson Santiago

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